Estou compromissado com princípios democráticos e constitucionais em minha vida cidadã e pedagógica. Isso significa, dentre outras coisas, que em meu trabalho como professor da Educação Básica, com crianças e/ou adolescentes menores de 18 anos, me esforço para que aprendamos a ter e tenhamos um convívio de respeito mútuo, “sem distinção de qualquer natureza” (Constituição Federal, art. 5º), respeitando e honrando as diferenças de cada um – diferenças referentes a crenças ou descrenças religiosas, políticas e/ou filosóficas; diferenças em condições socioeconômicas; diferenças concernentes a origens étnico-culturais, nacionais e linguísticas; e diferenças concernentes a gênero e expressão de gênero, e orientações emociono-sexuais.
Ademais, mantenho minha abordagem, atividades com os alunos, temas tratados em sala, bibliografia utilizada etc, acessível aos pais. Faço-o para que possam participar do processo de educação, formação, aprendizagem de seus/suas filhos/as, e para que possamos manter abertos os canais de comunicação entre as duas partes que se relacionam com o/a aluno/a nesse processo – isto é, eu como professor e vocês como pais/mães/responsáveis.
Se pudesse resumir de forma breve, mesmo que imperfeitamente, o objetivo geral das atividades que realizo com meus alunos em sala e fora dela, diria que seria o de fazê-los, metaforicamente, “sair do aquário e descobrir o oceano”. Ou seja, estou mais preocupado em ensinar meus alunos e alunas a aprender – e não, como algumas pessoas podem esperar, apenas lhes transmitir conteúdos. Assim, eles serão desafiados a articular sua visão de mundo com o mundo real, e a explorar diferentes alternativas de compreensão do mundo e das relações humanas.
No processo de ensino-aprendizagem, sinto a necessidade de combinar diferentes formas de trabalho, desde as mais tradicionais às mais (ou menos) alternativas, mas o foco está sempre no aluno – ou seja, prefiro passar menos tempo falando e dar mais tempo para meus alunos e minhas alunas desenvolverem suas habilidades em sala. Dessa forma, espero que eles e elas se engajem em debates, discussões em grupos, partilha do que aprenderam com suas leituras e pesquisas. Para isso, é necessário que leiam os textos, assistam aos vídeos, analisem as imagens, etc, que lhes foram designadas para as aulas que seguem. Tenho certeza que ao fim do ano letivo terão aprendido mais do que imaginaram ser possível.
Para finalizar, devo afirmar que necessitamos – meus alunos/as e eu – de seu apoio para que alcancemos nossos objetivos durante o ano letivo. Contamos com todos vocês!
Sintam-se livres para me contactar.
Atenciosamente,
Gibson da Costa
gibson @ gibson.slg.br (tudo junto, claro!)